top of page

O que é Radioterapia?

A radioterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza a radiação para eliminar as células tumorais. Esse tipo de tratamento é indicado para curar, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.



A radioterapia emprega o uso de feixes de radiações ionizantes a um volume de tecido tumoral e tem como objetivo erradicar todas essas células “doentes” e em contrapartida causar o menor dano possível ás células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.

Para que esse efeito, de atingir o maior número de células neoplásicas e a tolerância dos tecidos normais seja respeitada, a dose total entregue ao paciente é habitualmente fracionada em doses iguais e diárias.

Essas radiações ionizantes nada mais são do que ondas eletromagnéticas ou em alguns casos, corpusculares e tem o poder de carregar energia. Ao interagirem com os tecidos, dão origem a elétrons capazes de ionizar esse meio criando efeitos químicos como a liberação de radicais livres e/ou a ruptura do DNA.

Dessa forma ocorrerá a morte celular que poderá se por inativação dos sistemas vitais dessas células ou até a perda da sua capacidade de reprodução.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page