top of page

Pedalar é importante para você e sua saúde

Além de garantir a manutenção do corpo, pedalar permite conhecer novos lugares e, durante a pandemia, sair de casa com segurança


Por Felipe Teles



Muitos dos meus pacientes que receberam alta do tratamento oncológico perceberam a

necessidade de mudar os hábitos e adotar uma vida mais saudável. Além das alimentação, seguiram as recomendações e começaram a prática de atividades físicas. Como ciclista por paixão, meus olhos perceberam a quantidade de pessoas que adotaram o pedal não apenas como exercício, mas como estilo de vida. Sem excluir outras modalidades, o pedalar agrega benefícios ao corpo à mente. E, em Curvelo, temos uma vantagem: a paisagem.


O Cerrado Mineiro possui tantas belezas que por vezes uma hora de pedal vale por meses de lembranças. São riachos, arvoredos, encostas e uma flora diversificada e inspiradora. Por isso, selecionei algumas trilhas de fácil acesso para quem quer começar a pedalar em meio à natureza:


● Angicos;

● Tiziuzinho e Tiziuzão;

● Rota da Fumaça;

● Morro da Garça.



Existem outras, claro. O mais importante, contudo, são os benefícios para a saúde mental e corporal. Com segurança e atenção, recomendo a prática de pedalar, seja em trilhas ou mesmo na cidade, para ir ao mercado ou trabalho. O portal pedal.com.br elencou algumas das vantagens à saúde promovidas pela prática:


● Pedalar ajuda no emagrecimento

● Pedalar deixa as Pernas Fortes

● Pedalar ajuda a fortalecer as articulações e joelhos

● Pedalar faz bem para o joelho, mas siga as recomendações

● Pedalar durante a pandemia é mais seguro que transporte público


Além disso, pedalar tem o aspecto lúdico da bicicleta e os equipamentos de proteção. A

mensagem aqui pode parecer uma ode ao ciclismo. Porém, como médico, a recomendação é: exercite-se, adote hábitos saudáveis e, assim, evite doenças como o câncer e outras mais.


Mas, se quiser um palpite, a natureza oferece um conforto mental sensacional e, quanto mais longe for, mas são as paisagens que você vai encontrar - e quanto ir mais longe, vá de bicicleta!

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page