Além de garantir a manutenção do corpo, pedalar permite conhecer novos lugares e, durante a pandemia, sair de casa com segurança
Por Felipe Teles

Muitos dos meus pacientes que receberam alta do tratamento oncológico perceberam a
necessidade de mudar os hábitos e adotar uma vida mais saudável. Além das alimentação, seguiram as recomendações e começaram a prática de atividades físicas. Como ciclista por paixão, meus olhos perceberam a quantidade de pessoas que adotaram o pedal não apenas como exercício, mas como estilo de vida. Sem excluir outras modalidades, o pedalar agrega benefícios ao corpo à mente. E, em Curvelo, temos uma vantagem: a paisagem.
O Cerrado Mineiro possui tantas belezas que por vezes uma hora de pedal vale por meses de lembranças. São riachos, arvoredos, encostas e uma flora diversificada e inspiradora. Por isso, selecionei algumas trilhas de fácil acesso para quem quer começar a pedalar em meio à natureza:
● Angicos;
● Tiziuzinho e Tiziuzão;
● Rota da Fumaça;
● Morro da Garça.

Existem outras, claro. O mais importante, contudo, são os benefícios para a saúde mental e corporal. Com segurança e atenção, recomendo a prática de pedalar, seja em trilhas ou mesmo na cidade, para ir ao mercado ou trabalho. O portal pedal.com.br elencou algumas das vantagens à saúde promovidas pela prática:
● Pedalar ajuda no emagrecimento
● Pedalar deixa as Pernas Fortes
● Pedalar ajuda a fortalecer as articulações e joelhos
● Pedalar faz bem para o joelho, mas siga as recomendações
● Pedalar durante a pandemia é mais seguro que transporte público
Além disso, pedalar tem o aspecto lúdico da bicicleta e os equipamentos de proteção. A
mensagem aqui pode parecer uma ode ao ciclismo. Porém, como médico, a recomendação é: exercite-se, adote hábitos saudáveis e, assim, evite doenças como o câncer e outras mais.
Mas, se quiser um palpite, a natureza oferece um conforto mental sensacional e, quanto mais longe for, mas são as paisagens que você vai encontrar - e quanto ir mais longe, vá de bicicleta!
Comments