Fake News em Oncologia e Radioterapia

Neste 1 de Abril aproveito para fazer um alerta para as fake news sobre o câncer . A internet facilitou o acesso à informação, mas encontrar um conteúdo de qualidade nunca foi tão difícil. Eles não costumam aparecer no primeiro link do buscador. O resultado dessa pesquisa rápida pode ser insatisfatório, trazendo dúvidas e até preocupações maiores do que se tinha inicialmente.

Não é raro receber em aplicativos como WhatsApp correntes que questionam a eficiência de vacinas e propagam medicamentos milagrosos. Essas chamadas fake news (notícias falsas) preocupam entidades médicas, pois podem prejudicar diagnóstico de doenças, impactar o tratamento e até custar vidas. O caso é tão sério que o Ministério da Saúde chegou a criar um serviço via WhatsApp para desmascarar esses boatos.

No caso de notícias sobre o câncer, os boatos são inúmeros. Algumas publicações na web sugerem que a mistura de bicarbonato de sódio e suco de limão é tão poderosa quanto qualquer medicamento convencional e que o chá feito com folhas de graviola destrói as células cancerígenas. Tudo isso não passa de mentira.

68% das informações disponíveis sobre o câncer na internet são falsas. E também que a cada 40 mil buscas feitas no Google, 2 mil são relacionadas à saúde de uma forma geral.

Outras incoerências muito comuns se referem a alimentos e medicamentos com papéis variados em relação ao câncer.

As Fake News atrapalha muito o tratamento pois Quando os pacientes absorvem a informação errada, automaticamente se sentem inseguros com o próprio tratamento. E ainda podem adotar hábitos que poder ir contra sua própria saúde.

É importante sempre checar a fonte da notícia. Informações adquiridas a partir de sites de hospitais de referência são sempre mais confiáveis.

Fonte: Catraca Livre, entrevista com Dra Sabrina Chagas, médica da Oncoclínica Centro de Tratamento Oncológia


1 visualização
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone
© 20 Irradie esta ideia
Criado orgulhosamente com Dr. Felipe Teles de Arruda
E-mail: ftarruda@hotmail.com
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.