A mamografia pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama, mas também expõe a riscos.

A mamografia de rastreamento pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama, mas também expõe a mulher a alguns riscos.

Benefícios

Encontrar um câncer no início e ter um tratamento menos agressivo.

Menor chance de morrer por câncer de mama, em função do tratamento precoce.

Riscos

Resultados incorretos

Suspeita de câncer de mama, que requer outros exames, sem que se confirme a doença. Esse alarme falso (resultado falso positivo) gera ansiedade e estresse.

Câncer existente, mas resultado normal (resultado falso negativo). Esse erro gera falsa

segurança à mulher.

Ser diagnosticada e tratada, com cirurgia (retirada parcial ou total da mama,) quimioterapia e radioterapia, de um câncer que não ameaçaria a vida. Isso ocorre em

virtude do crescimento lento de certos tipos de câncer de mama.

Exposição aos Raios X (raramente causa câncer, mas há um discreto aumento do risco quanto mais frequente é a exposição).

0 visualização
  • Grey Facebook Icon