O que Radioterapia ?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. Essas radiações não são vistas e durante a aplicação você não sentirá nada.

Entendendo a Radiação

As radiações ionizantes possuem energia suficiente capaz de ionizar átomos e moléculas. 

Espectro Eletromagnético

Estas radiações têm frequência superior à da luz visível e menor comprimento de onda.

seta-quina-dinheiro-como-ganhar-dinheiro

_________

Relativamente ao mecanismo fisiológico pelo qual a radioterapia produz o seu efeito,o DNA dos cromossomos destas células é o principal alvo da radiação ionizante.

O maior efeito da radioterapia deve-se à ionização de moléculas de água circundantes, formando radicais ionizados como H2O+ e OH- que vão provocar alterações do DNA, desta forma, impedindo o seu metabolismo normal e os seus processos de divisão celular.( ação indireta 70% efeito)

Para além deste mecanismo, a radiação aciona a morte celular programada (apoptose), afeta e influencia mais de cem genes separadamente e altera as membranas celulares, o que provoca alteração na sinalização das células e seus núcleos, influenciando o comportamento celular.

Dúvidas Frequente em Radioterapia

A radiação é
Visível?
A radiação é invisível e não causa dor durante o tratamento.
Qual a quantidade de aplicações 
de Radioterapia?
O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão e a localização do tumor, dos resultados dos exames e do estado de saúde do paciente.
Quais os possíveis efeitos
da Radioterapia?
A intensidade dos efeitos da radioterapia depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extensão da área radiada, do tipo de radiação e do aparelho utilizado. 
Vou ficar
Radioativo?
De uma maneira geral, a radiação emitida durante as sessões de radioterapia externa apenas atravessa o corpo do paciente e, portanto, a pessoa não fica radioativa e não apresenta perigo a outras pessoas.
Necessita
Internação?
O tratamento de radioterapia é AMBULATORIAL, não é necessária internação na maioria dos casos.
Posso tirar as marcações
da Pele?
As marcações realizadas na pele devem ser mantidas até o final do tratamento.